2.6.16

Iniciativa Social: Caixas de papelão



Para todo projeto na área do design, um ponto de partida importante se dá através da imaginação, que é uma ferramenta simples, que usada adequadamente concretiza o que está sendo planejado, cooperando para a resolução e algum problema existente.

Partindo deste princípio, temos como exemplo os projetos na área do design social, destacando-se assim a ideia da arquiteta Tina Hevenpian, que nos últimos anos vem servindo como base para projetos de arquitetos, designers e pessoas ligadas a projetos de cunho social.



A ideia surgiu originalmente quando Tina Hevenpian, preocupou-se com o grande número de desabrigados que se localizavam na cidade de Los Angeles. Sendo assim, Tina desenvolveu um abrigo totalmente composto de papelão reciclado ( aproximadamente 5kg), que impressiona pelo fato de ser dobrável, facilitando o seu transporte, além de poder ser montando em questões de segundos.



Desde então o projeto tem servido de referência em todo o mundo, não apenas resolvendo o problema com a questão das pessoas estarem desabrigadas, mas garantindo a elas uma "solução'' emergencial que poderão suprir a necessidade mais urgente até encontrarem uma moradia definitiva.

Esse é um projeto que pode ser adaptado para diferentes situações bem como aplicado em várias cidades, não ficando o uso restrito apenas ao caso das pessoas que estão desabrigadas, como pode ser usado em camping, por exemplo.

  Partindo de uma ideia que pode ser aplicada a um contexto quase que global, a produção e distribuição de abrigos de papelão seria uma proposta bastante válida para amenizar as necessidades dos moradores de rua.

 Desta forma seria uma boa causa fornecer ajuda a eles no que diz a respeito a esses abrigos de papelão, que de certa forma iriam fornecer uma ajuda temporária, enquanto eles não são acolhidos por programas sociais que visam a retirada dessas pessoas das ruas e o seu reingresso como  cidadãos dignos dentro da sociedade.






Referências;

Texto: Luis Felipe, Giovanna Portilho, Lucas Flauzino
Ilustração: Emerson Gonçalves 
Equipe Técnica: Bruna Peres, Giovana Manzani

Nenhum comentário:

Postar um comentário