20.7.16

Solar Bag, a bolsa que purifica a água!



"A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba." 
- Guimarães Rosa


Dois designers americanos, Ryan Lynch e Marcus Triest, desenvolveram uma bolsa que serve como recipiente e purificador de água. Essa é feita a partir de camadas de polietileno (um tipo de plástico) super transparente na frente e com polietileno preto na parte do fundo que maximiza a captação e irradiação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol. Esse produto foi divulgado no site da revista EXAME no dia 07 de Setembro de 2012.




O objetivo do desenvolvimento do produto consiste em que o acesso à água potável, que equivale a 3% de toda a massa líquida da terra, é uma grande preocupação que assola o mundo todo. O fato de que a quantidade desse fator essencial para a nossa sobrevivência é pequena em relação à demanda de uso, que só cresce, faz com que surjam várias formas de acessar e potencializar os meios para aproveitar ao máximo esse recurso sem desperdiça-lo. Infelizmente, nem todas as regiões do globo possuem acesso a esses métodos que demandam tempo, estrutura e investimento.

Em alguns lugares como a África Subsaariana, por exemplo, a água potável que se tem acesso, na sua maioria, se encontra contaminada por bactérias e outros organismos.

Mesmo com esse cenário, as pessoas não hesitam em fazer o uso desse líquido no estado em que está. Não há saída, ou você bebe a água ou você morre de sede. Dessa maneira, a água contaminada mata muito mais pessoas do que a própria violência no local.

A bolsa chamada de “Solar Bag” funciona de uma forma simples e eficiente. O conceito foi baseado na situação onde as pessoas enchem o recipiente com a água contaminada, colocam a bolsa nas costas e caminham grandes distâncias até a sua localidade sob a forte luz solar.



A parte transparente na frente faz com que esses raios solares atravessem a água e a parte ao fundo reflete esses raios de volta proporcionando a purificação do líquido aquecendo-o, matando as bactérias contidas ali.



Os criadores disseram que essa quantidade de água sob o sol leva cerca de 6 horas para estar completamente pronta para o consumo.



O que mais chama a atenção é que o custo desse material chega até 5 dólares. Dependendo da quantidade produzida esse valor pode ser até menor, se a produção for feita no local esse custo diminui ainda mais.

Está na hora de nós purificarmos as nossas atitudes, tire essa ideia do papel!



http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/5-ideias-verdes-e-simples-que-podem-mudar-o-mundo#5



Ilustração: Victor Lopes da Silva
Texto: Renato dos Santos Raimundo, Victor Lopes da Silva, Eduardo Barcelos
Equipe Técnica: Bruna Peres, Giovana Manzani

Nenhum comentário:

Postar um comentário