23.9.16

O Canudo Filtro



Em algumas situações as invenções mais simples são aquelas que causam o maior impacto dentro da sociedade. Na maioria das vezes algo simples pode ser acessado por todos, sem muita dificuldade.

Como é sempre abordada em inúmeros veículos de informação, a crise que nós seres humanos vivemos em relação à falta de água potável só aumenta. Graças a pessoas preocupadas com isso nós vemos surgir ideias fantásticas que podem sanar essa preocupação.

Seguindo essa linha, a empresa suíça Vestergaard Frandsen desenvolveu o sistema de filtragem móvel, batizado de “Life Straw” ou “Canudo da Vida”. O produto é bem mais grosso que eu um canudo comum e tem aproximadamente 25 cm de comprimento. O seu objetivo é filtrar de forma eficaz a água que é sugada a partir dele que pode estar contaminada com micro organismos, aqueles que provocam cólera, febre tifoide e diarreia. Os seus filtros, fabricados em resina halógena, matam quase 100% das bactérias e cerca de 99% dos vírus. O canudo pode filtrar até 700 litros de água, estimativa essa que representa o consumo anual de água por um ser humano. Logo que os filtros do canudo entupirem a ponto de não conseguirem mais filtrar a água, esse deve ser jogado fora.





No entanto o canudo não pode filtrar metais pesados, também não purifica a água do mar e não remove os  parasitas como a giárdia ou o criptosporídio.

O CEO da empresa, Mikkel Vestergaard Frandsen, afirmou que há uma versão do “Life Straw” disponível para os grupos de ajuda humanitária em Bangladesh e na Índia capaz de filtrar arsênico.



A University of North Carolina em Chapel Hill testou o “Life Straw” em água contamidada por uma série de bactérias. Ao final o resultado mostrou que o sistema de filtragem reduziu os micro organismos em uma quantidade não nociva para a saúde, provando que o mecanismo realmente funciona.






Ilustração: Victor Lopes da Silva
Texto: Renato dos Santos Raimundo, Victor Lopes da Silva, Eduardo Barcelos
Equipe Técnica: Bruna Peres, Giovana Manzani

Nenhum comentário:

Postar um comentário