16.6.16

Silk Leaf - A folha bio-sintética que produz oxigênio

“Você não pode viver sem amor? Bem, o oxigênio é ainda mais importante” 
-  Dr.House

Uma folha biológica sintética que produz oxigênio foi desenvolvida. O seu criador a nomeou de “Silk Leaf”. Essa possui uma estrutura criada a partir de proteínas da seda resistentes a viagens espaciais e possui em sua composição cloroplastos que são responsáveis por permitir que a planta realize a fotossíntese. 




Julian Melchiorri aluno do Royal College of Art, no Reino Unido publicou em 2014 em seu site pessoal detalhes sobre o desenvolvimento em conjunto com a Universidade Tufts, nos Estados Unidos. Segundo ele, a folha é capaz de absorver água e gás carbônico e gerar oxigênio a partir dessa reação, justamente como faz uma planta comum.



Um dos principais objetivos do desenvolvedor se baseia na atual situação que a poluição e a má qualidade da atmosfera geraram. Inserir estruturas utilizando a  “Silk Leaf” em meio à vegetação e nas fachadas dos prédios seria uma excelente saída para resolver o problema da qualidade do ar, já que, a função da folha biológica sintética é fornecer uma rica e saudável quantidade de oxigênio. 



A notícia do desenvolvimento dessa brilhante ideia também animou os entusiastas das viagens espaciais. A ideia é utilizar esse material para criar uma atmosfera respirável em Marte, já que o objetivo de colonizar outros planetas é algo que vem crescendo a cada dia que passa.







Ideias como essa precisam ser tiradas do papel.



http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/estudante-cria-folha-sintetica-capaz-de-produzir-oxigenio



Ilustração: Victor Lopes da Silva
Texto: Renato dos Santos Raimundo, Victor Lopes da Silva, Eduardo Barcelos
Equipe Técnica: Bruna Peres, Giovana Manzani

Nenhum comentário:

Postar um comentário