1.7.16

Combustível: Plástico reciclado.


"Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo"
-Mahatma Gandhi


Você como ser humano é capaz de produzir altas quantidades de lixo plástico por dia. Esse elemento é de extrema importância para a vida moderna, porém, o seu uso demasiado pode contribuir para o aumento da poluição ambiental. Esse material é normalmente descartado, quando perde o seu uso, em aterros sanitários que poluem o solo, o lençol freático, o ambiente e vida que o cerca.

Com base nessa realidade, foi divulgado na Revista Science uma grande descoberta que irá transformar, de forma menos agressiva, o plástico descartado em combustível líquido e em outros produtos úteis.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Irvine, nos EUA, e do Instituto de Química Orgânica de Xangai, na China criaram uma forma mais suave e eficiente de separar os fortes laços de plástico de polietileno, que é o tipo de plástico mais comumente utilizado hoje.

Essa técnica se baseia no uso de alcanos, ou parafinas. Esse tipo específico de moléculas de hidrocarboneto rompe a cadeia química do plástico transformando-o em um composto útil, tal como, combustível líquido e cera industrial. A equipe degrada o plástico através de um processo chamado metátese cruzada com alcano. As substâncias necessárias para esse novo método são subprodutos da refinação de petróleo, que se encontram facilmente disponíveis.



Essa notícia foi divulgada recentemente, no dia 22/06/2016, causando uma ótima projeção para o descarte consciente do lixo produzido em alta escala.

Há tempos nós temos procurado uma busca para solucionar esse tipo de problema, porém, os métodos utilizados até agora, para esse tipo de reciclagem, são tóxicos e demandam uma alta utilização de energia e temperatura para serem realizados.


Recicle você também a sua forma de pensar, tire essa ideia do papel!


http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cientistas-descobrem-como-reciclar-plastico-em-combustivel



Ilustração: Victor Lopes da Silva
Texto: Renato dos Santos Raimundo, Victor Lopes da Silva, Eduardo Barcelos
Equipe Técnica: Bruna Peres, Giovana Manzani

Nenhum comentário:

Postar um comentário